Methods of this session Estudos de campo e observação participativa
Duration of this Session Half a day
Materials for this Session Film by Frode Storås and He Yuan Wang: Our Courtyard. Bai People of South China. 2006
See Volume One S. 36 – 39 S. 62 – 64 S. 86 – 95
See Video CD ART-LANGUAGE-FILM Blue Hour 1–3, Pia Greschner, 2002
Frode Storås
Olhe atentamente!
Estudos de campo virtuais

Conteúdos

Estudos de campo e observação participativa são métodos aplicados na antropologia e na sociologia. Estar num lugar, observar o que se passa, tirar notas, tentar compreender e fazer com que tudo faça sentido, tem sido a forma de construir o conhecimento sobre os seres humanos, as suas relações, sociedade e cultura. Conceitos que descrevem acontecimentos e padrões de comportamento são usados no estabelecimento de comparações, por forma a descobrir semelhanças e diferenças e, desse modo, perceber melhor a diversidade cultural do mundo.

Hoje em dia, os estudos de campo virtuais utilizam as potencialidades do material audio-visual. Ver e ouvir as pessoas a conversar e a rir, pode criar uma sensação de encontro real entre a audiência em frente ao écran e as pessoas no écran. Subtilmente, vence-se as barreiras da linguagem. Neste exercício irá fazer um estudo de campo virtual visualizando um filme etnográfico. Algumas questões guiá-lo-ão no sentido do que deve procurar. Durante a sua observação do filme deverá compreender o estilo de vida, a cultura e a sociedade das pessoas que vê no ecran.
A observação é algo que praticamos sempre que estamos acordados. Desde que temos de interpretar as imagens que nos aparecem, que vemos não apenas com os olhos, mas também com a mente. Mesmo assim, não reparamos, necessariamente, em tudo o que observamos. A maior parte das vezes, quando andamos por aí, usamos os nossos sentidos para evitar acidentes e manter a direcção certa. Neste exercício, o vosso objectivo deveria ser reparar, ao máximo, em tudo o que ouvem ou vêem. Irão visualizar um documentário sobre o sudoeste da China e visitarão o povo da aldeia de Phu Bai. Para a maioria, isto será uma experiência exótica, já que o quotidiano dessas pessoas difere muito do vosso. Este facto torna a vossa observação mais interessante e, de certa forma, mais fácil, uma vez que vos ajudará na tarefa de comparar a vida dessas pessoas com a vossa própria e reparar nas diferenças.

As pessoas que vão conhecer no écran são o senhor e a senhora Yang, o seu filho, a sua nora, o seu neto e os seus vizinhos. Antes da Revolução Chinesa, a família Yang possuía todos as casas que circundavam o pátio, mas como foram considerados senhores terratenentes, as suas propriedades foram confiscadas e distribuídas pelas famílias necessitadas. O próprio Yang ficou com um canto do seu pátio. No filme irão aprender a história do pátio, mas deverão focar a vossa atenção nas pessoas e nas relações entre elas, como vivem com os seus animais, com os seus utensílios e com tudo o que os rodeia. Depois deveriam construir o vosso conhecimento sobre a vida dessas pessoas, como se relacionam umas com as outras e como se desenrola o seu viver.

Introdução às filmagens

Nesta filmagem o estilo utilizado foi a observação. A utilização da câmara e a edição do filme, dão a clara noção de que a audiência se situa por detrás da câmara de forma que, quem está a ver, pode seguir os acontecimentos como se estivesse e a filmá-los. São usadas as cenas longas, que respeitam os aspectos temporais e espaciais dos acontecimentos no filme e não imagens com aspectos secundários, para suavizar cenas filmadas de diferentes ângulos da câmara. A ideia é dar ao espectador a possibilidade de ver por cima do ombro do operador de câmara e, de alguma forma, controlar as decisões do realizador e tirar as suas conclusões baseadas nas próprias observações, através do enquadramento da câmara.
Os recursos técnicos usados na maior parte dos documentários, criam distância entre a audiência e as pessoas no écran. Ao contrário do estilo usado na televisão, aquele é orientado mais cientificamente para uma realização etnográfica, que busca mais autenticidade em todo o processo da construção do filme. A introdução à realização de documentários tem como base os argumentos de que o uso da luz natural, da câmara na mão do operador, para poder seguir os acontecimentos de muito perto, a ausência de imagens secundárias, de orquestra e de narrador, representa esforços no sentido de aproximar a audiência dos acontecimentos, como testemunha independente. A ideia é a de que a inexistência da voz do narrador e outras manipulações encorajem o espectador a formar as suas próprias conclusões.

As regras do denominado Filme-Dogma, como foi formulado, há alguns anos, pelo realizador dinamarquês, Lars von Trier, pretendem apresentações mais autênticas e convincentes e inclui muitas das ideias dos mais “puritanos” realizadores etnográficos. Von Trier introduziu regras semelhantes na realização de documentários. Actualmente, os produtores de televisão e realizadores de ficção usam técnicas de filmagem semelhantes às dos documentários, para dar a ilusão de mais autenticidade e realismo às suas produções.

Os filmes são feitos com sequências de imagens e, para que elas façam sentido, o espectador tem de reflectir sobre o que vê. O espectador tem de fazer, mentalmente, a ponte entre as sequências, o que apela a uma larga experiência pessoal, cultural e histórica. As actividades das pessoas no filme, ou qualquer outra coisa, impelem-no numa certa direcção? Sente que algumas coisas que observa no filme o surpreendem, que tocam em preconceitos que talvez tenha tido?
Um escritor pode excluir toda a informação desnecessária de um texto, um realizador não pode. As imagens carregam imensa informação não intencional, o que pode distrair o espectador da mensagem principal do filme. Alguma coisa neste filme o distraiu? Um filme pode ser um texto mais ou menos aberto, passível de várias interpretações. Os filmes baseados na observação, levam a um texto mais aberto. Mesmo assim, o que a audiência vê, é um instantâneo da realidade filmada e editada pelo realizador.
Finalmente, os estudos de campo têm como objectivo principal encontrar questões interessantes para seguir no terreno. Que questões seguiria se visitasse este pátio?

Questões




Bild: 1 2 3 >
Tor zum Innenhof.  Still aus dem Film »Our Courtyard«

Imagem 1 O portão do pátio Ainda do filme “O nosso pátio”